quinta-feira, 11 de março de 2010

A minha Dissertação

De novo, me encontrei com o meu orientador, o Túlio. Discutimos sobre os textos da minha dissertação referentes aos capítulos 1 e 2 com muita descontração, apesar da profundiade do tema. Filosofia da matemática é uma torre de babel. Se alguém afirma p a respeito da teoria de conjuntos, sempre haverá alguém que afirma ¬p. Até a definição de impredicatividade é complicada porque as duas definições existentes para esse termo são extremas. No primeiro capítulo eu falo sobre teoria de conjuntos e só: Hipótese do Contínuo, Hierarquia Cumulativa, Axiomas de Zermelo-Fraenkel e Motivações não-construtivas. No segundo capítulo eu falo sobre platonismo na matemática e a intuição matemática no platonismo. O platonismo acredita que conjuntos existem fora do espaço e do tempo. Claro que isso tudo pode ser criticado. Acreditar na existência de algo que está fora do espaço e do tempo é a mesma coisa que acreditar que os anjos conspiram a nosso favor sem interagir causalmente conosco. É isso que eu espero mostrar e descrever a hipótese naturalista de Maddy (2007) no próximo capítulo, que ainda está no forno. E, portanto, que venha a defesa!

Nenhum comentário: