quarta-feira, 31 de março de 2010

De novo, minhas aulas de Raciocínio Analítico

Eu havia postado aqui, há um tempo atrás, mais ou menos um ano, a respeito das minhas aulas de raciocínio analítico. Realmente tem muita gente fazendo essa prova. Eu havia feito uma apostila que hoje resolvi modificá-la. Coloquei muito conteúdo de lógica informal tipo formulação de hipóteses, analogias (argumentum ad simili), declive escorregadio (slippery slope), falácia post hoc, modifiquei algumas falácias que já haviam no ttexto que eu tinha feito anteriormente além de colocar algumas estratégias para a resolução de exercícios da prova de raciocínio analítico, principalmente em questões de fortalecimento/enfraquecimento e atenção ao tópico frasal. Os candidatos parecem ter mais dificuldade em questões que envolvem "a melhor inferência", e eu acredito que eles podem resolver melhor as questões com as dicas que coloquei na apostila. Mas como tudo na vida, na maioria das vezes, se aprende pela exaustão, como nos ensina a abordagem comportamental da didática, a apostila agora possui quase todas as provas do teste ANPAD, de raciocínio analítico.

2 comentários:

Unknown disse...

Ronaldo,

Como consigo ter acesso a essas apostilas de Raciocínio Analítico para a porva do Anpad?

Estou estudando para fazer a proxima edição e gostaria de um material sobre essa prova, em específico.

Obrigado.

Unknown disse...

Oi Ronaldo,

Vou tentar um concurso este ano e estou a procura de algum material sobre raciocínio analítico, não vou ter tempo de montar um material com recortes, até porque ficaria uma colcha de retalhos feita por um marceneiro. Vc poderia me ceder a sua apostila? agradeço muito.

ps. estou naquela fase de apelar para qualquer emprego ( sim, estou desempregado) tipo a que vc passou no call center ( dei uma lida no seu blog antes de pedir a apostila).

Agradeceria mesmo sua ajuda.