quarta-feira, 31 de março de 2010

Finalmente, o fim da dissertação

Graças a Deus terminei a dissertação. Mandei por e-mail para o meu orientador. Faltava somente eu fazer a introdução, o terceiro capítulo e a conclusão. A dissertação me consumiu muito intelectualmente, porque eu havia estudado um tema que eu nem cheguei a ver direito na graduação, que é a filosofia da teoria de conjuntos. No terceiro capítulo eu falei do naturalismo na matemática de Maddy. Falei lá de um tipo de estrutura subjacente ao mundo em que vivemos, que possui uma lógica rudimentar que estrutura o mundo. A lógica rudimentar possui uns gaps de valor de verdade em predicados vagos, o que resulta que a lógica rudimentar do mundo estruturado é não-clássica. Mas essa lógica rudimentar não tem nada a ver com estruturas idealizadas da matemática, como a operação em conjuntos infinitos. Portanto, o mundo em que vivemos não suporta uma ontologia matemática, se ele for realmente estruturado nessa lógica rudimentar. Portanto, aí, eu mostro como Maddy acredita numa justificação dos raciocínios matemáticos por meios-e-fins e algumas justificações extrínsecas.
Espero que o meu orientador tenha gostado desse último capítulo.

Nenhum comentário: