domingo, 19 de abril de 2009

Aulas de Raciocínio Analítico

Desde março de 2008 eu dou aula de Fundamentos de Raciocínio Analítico num curso aqui em Belo Horizonte. A matéria é interessante, tem umas perguntas enormes cheias de informação e quando se responde as perguntas das provas tem que vazer uso de raciocínio lógico e identificação de falácias não formais presentes dos argumentos das perguntas. Gostei de ter feito a apostila do curso. É a primeira vez que meu nome aparece na capa de alguma coisa sem ser trabalho de faculdade rsrsrs

6 comentários:

Renato Rocha disse...

Ronaldo,

Legal esse seu novo trabalho! Parabéns. Esse é um daqueles cursinhos preparatórios para concurso?

Eu semprei desconfiei que filósofos teriam lugar nesse tipo de curso.

Um abraço!
Renato

Eliane Melo disse...

Parabéns pelo BLOG, mas eu estou enfretando uma grande problema, pois, moro na paraíba e aqui não existe curso preparatorio para o teste da ANPAD.
GOstaria de saber se vc tem Algum material que poderia me enviar.

Ficaria muito grata...=)

e-mail: elianemelolili@hotmail.com

Unknown disse...

Olá Ronaldo,

Procurando por alguma apostila para estudar para o concurso da ANPAD me deparei com o seu blog, vi um comentário que você fez uma apostila de raciocínio analítico. Eu moro em Natal e aqui não tem cursinho preparatório para o teste da ANPAD. Ficaria muito grata se pudesse me enviar essa sua apostila ou qualquer outra material que tiver para me preparar para este teste. Parabéns pelo blog, muito interessante.

Obrigada pela atenção! ;)

Danise

Unknown disse...

Ei mano vc caiu do céu eu já estudo faz um tempo e estava estudando errado pensando que o raciocinio lógico e o analítico fosse a mesma coisa sou de Macapá e se você tiver um material para me ajudar ficarei muito agradecido. Elielson lacerda eblbatera@gmail.com

Ronaldo disse...

Olá! Agora que percebi que vocês comentaram o meu post. Mas posso dar umas dicas rápidas. Raciocínio Analítico não é nem lógica de preimeira ordem nem interpretação de textos nem uma prova de conhecimentos gerais. É lógica informal e, claro, vc tem que identificar os erros de inferência, o que pode ser chamado e falácias. Usa um pouco de argumentação crítica e de elaboração de suposições. Não há realmente bons materiais na área em português para um teste tão importante. Mas sugiro o livro do Walton, D. "Lógica Informal" Ed. Martins Fontes. Procurem relacionar os tipos de argumentos informais contidos no livro com as provas anteriores do teste ANPAD. Agora, para os que residem em BH, produrem o Espaço Paidéia. Trabalho lá! Boa sorte para vocês, futuros mestres e doutores em Administração!

pdsilva disse...

Como faço para obter a apostila?